segunda-feira, 06 de março de 2023. Escrito por Jennifer Batista.
c/7/7/f9dd2e092bf784eccc133f6c133ac.png

Você já imaginou ter seus documentos eletrônicos assinados e validados, sem o risco de sofrer alterações até chegar ao destino desejado? Conheça a assinatura digital!

Para não ficarem mais dúvidas sobre esse tipo de assinatura, trazemos algumas informações para você.

 

Você sabe o que é e como funciona a assinatura digital?

 

A assinatura digital, na prática, funciona assim: a pessoa que envia o documento eletrônico cria uma assinatura digital usando sua chave criptográfica privada. Essa assinatura é adicionada ao documento eletrônico e, em seguida, o documento é criptografado. 

Quando o destinatário recebe o documento eletrônico, ele usa a chave pública do remetente para descriptografar o documento e verificar a autenticidade da assinatura digital. Ou seja, é uma forma segura e eficaz de garantir a autenticidade e integridade de documentos eletrônicos, e é amplamente utilizada em transações financeiras, contratos, acordos e outras situações em que é necessário garantir a validade de documentos online. 

Além disso, também é reconhecida legalmente em muitos países como forma válida de assinatura eletrônica.

 

Levando isso em consideração, aqui estão algumas vantagens de se usar a assinatura digital:

 

  • Segurança: Por causa da criptografia e da proteção por senha, a assinatura digital garante que apenas o destinatário pretendido possa acessar e validar o documento. Evitando a possibilidade de falsificação ou adulteração do documento.

  • Integridade: A assinatura digital garante a integridade do documento eletrônico, pois qualquer alteração no conteúdo invalida a assinatura.

  • Economia de tempo: Por ser eletrônico os documentos podem ser assinado e enviados rapidamente, eliminando o processo de impressão, assinatura 

 

à mão e o envio por correio ou fax. Além de reduzir os custos de envio.

 

  • Acessibilidade: Você pode estar em qualquer lugar e ainda assim poder assinar os documentos a qualquer hora, desde que possua uma conexão à Internet e um dispositivo compatível. Isso facilita a assinatura de documentos importantes e urgentes quando você não se encontra no seu local de trabalho.

  • Meio ambiente: Como já falamos, a possibilidade de eliminar o uso de papel para assinar documentos, além de trazer economia para você, também ajuda a preservar o meio ambiente.

 

 

Essas são apenas algumas das vantagens da assinatura digital. Em resumo, a assinatura digital é uma opção segura, eficiente e sustentável para assinar documentos eletrônicos. 

Sabe o que é o melhor de tudo isso? A Point Condomínio tem esse serviço disponível para você!

 

O que você está esperando? Entre em contato conosco e saiba mais!