quarta-feira, 30 de julho de 2014. Escrito por Redação.
4/6/b/5347a6e4cda5c06412e5d5eeafe9c.jpg

Como economizar água com redutor de vazão na torneira

Uma peça de fácil instalação pode diminuir pela metade a quantidade de água que sai das torneiras. Conhecida nas lojas de material de construção como “redutor de vazão”, elas podem ser encontradas em diferentes modelos e kits que custam entre R$ 14,90 e R$ 26,90, conforme pesquisa do G1 em três redes de material de construção na cidade de São Paulo.

Os redutores são pequenos anéis que controlam a quantidade de água na saída das torneiras de banheiros, cozinhas e tanques. No mercado, é possível achar kits que permitem vazão entre 6 litros e 14 litros por minuto. A instalação é simples e não requer contratação de encanador.

O primeiro passo é fechar o registro geral. Depois, deve-se desenroscar a torneira. A maioria pode ser retirada sem o uso de chaves. Após retirar a torneira, deve-se posicionar o anel na saída de água, entre o cano e a base da torneira.

Uma torneira de pia ou tanque que consome em média 15,6 litros por minuto. Com o restritor de vazão mínimo (6 litros/minuto), o consumo cai para 6 litros por minuto, segundo a Sabesp. Em cinco minutos de lavagem de louça, por exemplo, são economizados 48 litros, quase metade do consumo diário de 110 litros de água considerado ideal por habitante pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em torneiras com vazão maior - média de 25,2 litros/minuto - a economia chega a 19,2 litros/minuto com o mesmo redutor. Nos cinco minutos de lavagem de louça, a peça impede que 96 litros de água sejam usados sem necessidade.