domingo, 22 de maio de 2016. Escrito por Paula Ramos Franco Dabus.
2/0/1/67dc51a0790e42525f706e7ae32ab.jpg

O sonho de todo morador é ver a taxa condominial baixar, ou, ao menos, não aumentar. E para isso, o síndico precisa estar sempre revendo as contas, estudando os custos e buscando meios de cortar gastos desnecessários.

Por isso, preparamos uma lista com algumas dicas para diminuir o custo do condomínio.

- rever contratos: é imprescindível fazer uma revisão constante de todos os contratos em vigor e negociar descontos e melhores condições a cada renovação. Para isso, é bom cotar no mercado orçamentos com empresas concorrentes e comparar as propostas e os serviços.

- evitar a inadimplência dos condôminos: quando uma unidade deixa de pagar a taxa condominial os outros moradores precisam pagar cotas extras e muitas vezes o condomínio acaba gastando com processos judiciais. O melhor a fazer é entrar em contato rapidamente com os inadimplentes para negociar o pagamento e evitar que a dívida se acumule.

- vigiar a folha de pagamento: a folha de pagamento representa o maior gasto do condomínio. Se o gerente predial ou zelador, que tem o maior salário, faz muitas horas extras para cobrir outros funcionários pode ser mais vantajoso contratar um folguista ou simplesmente rever os horários e turnos.

- corte o desnecessário: muitas vezes alguns serviços podem ser cortados sem causar nenhum prejuízo ao condomínio ou aos moradores. Reveja as prioridades e corte todas as despesas desnecessárias.

- organize as contas: todas as despesas do condomínio devem ser registradas e as notas fiscais arquivadas. Isso facilita identificar os possíveis cortes de despesa e realizar auditorias quando necessário.

- planeje manutenções e reformas: quando houver necessidade de um grande investimento ou reforma faça, no mínimo, três orçamentos. Planeje os gastos com antecedência e lembre-se que a manutenção preventiva é um bom investimento, já que evita gastos maiores e inesperados.