domingo, 29 de maio de 2016. Escrito por Paula Ramos Franco Dabus.
d/c/6/3d56d7af8144d92f43084a3b92262.jpg

Será que qualquer morador de um condomínio pode se tornar síndico? Afinal, quais são as características e conhecimentos que a pessoa deve ter para assumir o cargo?

A verdade é que a tarefa exige alguns conhecimentos e muita dedicação. “Em tese qualquer morador pode ser síndico. O que vem ocorrendo atualmente é que muitos moradores não têm tempo para se dedicar às questões do condomínio e nem o conhecimento necessário para enfrentar os problemas comuns dos condomínios”, explica o Dr. Luis Gatto, advogado e sócio da Profisind.

Segundo o especialista, agir diante de imprevistos é um dos desafios da profissão. Além de tomar medidas rapidas e acertivas, é preciso ter habilidade para fazer planejamentos tentando se antecipar aos problemas.

Outro ponto fundamental é o relacionamento com as pessoas, sejam condôminos, fornecedores ou prestadores de serviço. “Essa relação humana, se não for bem trabalha pode gerar muitos problemas. O mais importante é sempre agir buscando evitar conflitos, mas, se eles aparecerem, deve-se buscar a mediação”, diz o Dr. Luis.

Hoje o síndico dever transitar por várias áreas do conhecimento: direito, administração, contabilidade e engenharia são algumas das mais comuns. "Esse profissional não se forma do dia para a noite. Ele se forma com muito estudo e também com o conhecimento que vem da prática profissional”.